.

Programa de Voluntariado

O FORMULÁRIO DO PROGRAMA ESTÁ LOCALIZADO NO FINAL DESTA PÁGINA. 

Para pessoas interessadas em aprofundar o contato com a natureza, o crescimento espiritual e a conscientização ecológica através de um programa de voluntariado em uma estação permacultural com experimentação em vivência comunitária.

O objetivo maior é a troca de experiências e possibilidades de desenvolvimento, bem como a ampliação das relações harmoniosas entre os seres do planeta a partir do autoconhecimento, da vida comunitária e da permacultura. Esperamos que o participante se integre ao espaço e a rotina, que esteja presente de corpo, alma e intenção. Que siga a prática de amor e respeito entre os seres, e que suas atitudes sejam condizentes com os Acordos de Convivência. 

A Flecha da Mata é um espaço comunitário recente e ainda em formação, com 6 anos de idade. Não existem famílias morando no local.  Há uma constante movimentação de voluntários, participantes de eventos, moradores, hóspedes e visitantes. O número de moradores convivendo em um determinado período é variável, geralmente entre 2 e 10 pessoas. Durante eventos, o espaço recebe até 500 pessoas simultaneamente. 

“Felicidade = Realidade – Expectavicas”. Existem diversas maneiras de viver em comunidade e de praticar a permacultura. A Eco Aldeia é o reflexo das pessoas que aqui estão no presente momento. Cada momento é diferente. Suas experiências em outras comunidades podem ser diferentes das que você encontrará aqui. Portanto entre observando, observando e observando. A energia que você carrega e emana é essencial para a harmonia do ambiente. Refletir e transmutar são atitudes diárias para o crescimento pessoal e comunitário. Participe, interaja e observe as necessidade do outro e do ambiente. Através de ideias e práticas, esteja atento e disposto para compartilhar e construir conhecimento. Para que a vivência comunitaria seja agradável, esteja disposto a ceder, abrir mão, renunciar de algumas atitudes e confortos físicos, mentais e emocionais. O convívio com seus irmãos será o seu maior aprendizado na Eco Aldeia. E ele é essencial para a nova era que estamos construindo. Sempre reflita do seu propósito de estar aqui. A experiência e conhecimento de todos juntos é o que fortalece nossa missão e protege a natureza local. Estamos aqui para proteger, cuidar, compartilhar aprender, amar.

Para a execução de atividades além das já existentes no cotidiano da Eco Aldeia, estamos abertos ao diálogo, a experimentação e criatividade, sempre que haja apresentação de propostas com viabilidade, estratégias de ação e execução, estas devem ser apresentadas ao grupo.

O voluntário se incorpora a rotina e o cotidiano da Eco Aldeia, e é também responsável pela manutenção das atividades do cotidiano do espaço, assim como  todas as ações de manutenção e ampliação das estruturas.  

Pré-requisitos

Para ser voluntário é necessário ter experiência prévia com vivência comunitária ou ter feito algum curso voltado a permacultura. Ter disposição para integração comunitária e partilha de conhecimentos; estar de acordo com a divisão e organização de tarefas práticas (limpeza, preparo de alimento, acordos cronológicos)

Vivências

Serão feitos encontros semanais onde os voluntários e coordenação decidem juntos as prioridades do espaço e as prioridades individuais e do grupo. É importante ressaltar que não temos horários fixos de atividades dentro da Eco Aldeia. Os voluntários dividem tarefas rotineiras e tarefas dentro dos projetos. Voluntários podem sair da aldeia para visitar a praia e projetos locais, mas é importante que estejam o máximo possível dentro da aldeia para experimentar o desafio da vivência em comunidade. 

  • Bioconstrução: quarto de taipa, reboco ecológico, geotinta, superadobe, mosaico (conforme projetos do momento)
  • Horta Agroflorestal: plantio, biodefensivos, compostagem e manutenção diária.
  • Improvisação Musical -  Canoa Jam (semanal no Espaço Flecha do Mar em Canoa Quebrada) 
  • Cine na Oca (semanal)
  • Capoeira (duas vezes por semana)
  • Biodança (quinzenal)
  • Passeio de Kayak no mar (quinzenal)
  • Trilha Ecopedagógica (quinzenal)
  • Projeção Mapeada na Oca (quinzenal)
  • Observação de Aves Nativas e Migratórias
  • Atividades de manutenção do espaço
  • Recepção de hóspedes e visitantes

Tarefas atribuidas aos voluntários 

 

  • Observar e alimentar os animais, ração 2x ao dia e água fresca sempre;
  • Regar as plantas; jardim e hortas
  • Harmonizar os espaços comuns
  • Observar o funcionamento das fontes de energia e das estruturas.
  • Receber visitantes e realizar a trilha ecopedagógica se necessário
  • Receber hóspedes e encaminhar para o local de hospedagem
  • Armazenar os resíduos em seus devidos lugares
  • 6 dias de atividade semanal e um dia livre.
  • Participar das vivências oferecidas

 

Alimentação:

 

Todas as refeições serão preparadas conjuntamente entre a equipe da Eco Aldeia e os participantes. A alimentação é vegetariana. Evite trazer qualquer tipo de carne ou bebida alcoólica.

 
Contribuição para o Programa de Voluntariado:

Estadia mínima de 30 dias.  5 vagas por mês. 

Semanal: R$45 para alimentação e R$5 para produtos de higiene.

Inclui alimentação, hospedagem no redário ou camping, participação em todas as atividades, participação gratuita em alguns eventos e descontos em eventos específicos. Traga sua rede com mosquiteiro ou sua barraca. Não temos redes ou barracas para alugar. Há outras opções de hospedagem conforme descrito na ficha mais abaixo. Favor consultar disponibilidade. 

O voluntário passa por rodadas semanais de avaliação. É importante o bom relacionamento entre a Eco Aldeia e os voluntários. Qualquer atitude que seja inapropriada aos ideais defendidos pelo espaço é passível de anulação da vivência.

HORÁRIO DE CHEGADA

No seu dia de chegada na Eco Aldeia, procure chegar em horário comercial. Não recomendamos chegar depois do pôr do sol. Se for chegar tarde favor comunicar com antecedência ou deixar para vir na manhã seguinte.

Nos primeiros contatos com a eco aldeia, procure escutar a natureza e o silêncio. Esteja aberto para primeiramente sentir a energia do local e também a energia entre as pessoas.  A experiência e conhecimento de todos juntos é o que fortalece nossa missão e protege a natureza local. Estamos aqui para proteger, cuidar, compartilhar aprender, amar. 

O QUE TRAZER:

Rede (com mosquiteiro) ou barraca, lanterna, repelente, protetor solar, chapéu, material de higiene pessoal. Prefira produtos naturais para colaborar no tratamento das águas, como sabonetes, shampoo, condicionadores,  absorventes e repelentes. 

PERTENCES:

A Eco Aldeia não se responsabiliza por perdas, danos ou furtos de seus pertences. Se for ficar em barraca, leve somente o necessário. Se preciso, estamos a disposição para guardar em local seguro. Favor não mover pertences do espaço sem prévia autorização (ex: almofadas, mantas, cadeiras, colchões, porta velas, ferramentas, etc.)

Preencha a ficha abaixo e indique se está de acordo com todos os termos. Em até 7 dias úteis entraremos em contato a respeito de sua vaga. Caso não recebe o contato, favor entrar em contato novamente, de preferência através de mensagem do Facebook.